A P R E S E N T A Ç Ã O
 

     O Laboratório de História Antiga (LHIA) é uma unidade de pesquisa-ensino-extensão ligada ao Departamento de História da UFRJ, legalmente formalizada em 1993. O LHIA visa desenvolver a pesquisa, o ensino e a divulgação do conhecimento em História da Antigüidade Clássica através de um centro de estudo especializado na UFRJ. Produzir conhecimento em História Antiga Clássica, dialogar com os pesquisadores da área das Ciências Humanas e difundir o estudo da Antigüidade são as metas do LHIA, um grupo de especialistas em História Antiga comprometido com a sociedade atual. O LHIA congrega alunos da Graduação e da Pós-Graduação, professores do Setor de História Antiga da UFRJ e pesquisadores de outras instituições que colaboram nas suas múltiplas atividades . Sua filosofia de trabalho está fundamentada em três princípios: equipe, integração ensino/pesquisa e interdisciplinaridade. Abaixo,encontra-se esquematizada a dinâmica das atividades desenvolvidas pelo LHIA:
 

 

     Como equipe, valorizam-se no LHIA o trabalho coletivo e a cooperação, de tal modo que suas ações são sempre pensadas, organizadas e realizadas em conjunto. O LHIA busca estimular seus membros a planejarem, organizarem e executarem atividades que resultem num crescimento acadêmico, calcado no diálogo, respeito, eficácia e responsabilidade. Assim, conseguimos até hoje garantir para o LHIA uma atuação dinâmica e bastante positiva de ensino, pesquisa, extensão e divulgação da História Antiga Clássica no Brasil.
      A pesquisa histórica, além de desenvolver a capacidade crítica de pensar em si e no outro, procura dar conta do sentido de se viver em sociedade e do que nela se produz. Entretanto, este saber produzido deve ser compartilhado com a sociedade através de diversas estratégias. O LHIA, como produtor de um saber, tem um compromisso social tanto com a formação de profissionais de História Antiga capacitados, críticos e ativos quanto com a divulgação deste saber para a sociedade.