P E S Q U I S A S
 

Projetos Individuais
A atividade de pesquisa ocorre integrada à atividade de docência. Os professores aplicam nas aulas os conhecimentos adquiridos durante sua pesquisa individual. O LHIA desenvolve um trabalho individualizado de orientação de pesquisa desde a formulação de um projeto até a redação do texto (monografia, dissertação e tese).

Projetos Coletivos
As pesquisas desenvolvidas pelos membros do LHIA encontram-se inseridas no projeto coletivo “Identidades e Alteridades no Mundo Antigo”. Está em andamento um outro projeto coletivo, “Iconografia & História Antiga Clássica”, que tem como produto final a elaboração de um CD-rom com um banco de dados iconográfico temático em Antigüidade Clássica, construído a partir das pesquisas individuais de membros do LHIA, privilegiando, num primeiro momento, cerâmica e mosaicos romanos, organizados em 4 eixos temáticos: gênero, espaço doméstico, espaço rural e espaço urbano.

Estágios de Pesquisa
Incentiva-se a pesquisa em bibliotecas especializadas nacionais, como as da Faculdade de Letras e do MAE na USP, e internacionais, com as das Escolas Francesas de Atenas e Roma e da Academia Americana em Roma. Desde 1992, o LHIA estabeleceu contatos com as Escolas Francesas de Roma e Atenas através dos seus então respectivos Diretores, Prof. Dr. Roland Etienne e Profª Drª Catherine Virlouvet. Professores e pós-graduandos, membros do LHIA, vão periodicamente a estes centros de referência de estudos em Antigüidade para realizarem as suas pesquisas. Há um intercâmbio de periódicos destes centros com a Revista PHOÎNIX, publicada pelo LHIA. Alguns de nossos pós-graduandos tiveram ou têm co-orientação de professores estrangeiros, tais como das Universidades de Oxford e de Liège.