Laboratório de História Antiga

O Lhia

O Laboratório de História Antiga (LHIA) é uma unidade de pesquisa-ensino-extensão ligada ao Instituto de História da UFRJ, legalmente formalizada em 1993. O LHIA visa desenvolver a pesquisa, o ensino e a divulgação do conhecimento em História da Antiguidade Clássica através de um centro de estudo especializado na UFRJ. Produzir conhecimento em História Antiga Clássica e dialogar com os pesquisadores da área das Ciências Humanas bem como difundir o estudo da Antiguidade são as metas do LHIA, um grupo de especialistas em História Antiga comprometido com a sociedade atual.

O LHIA congrega professores do Setor de História Antiga da UFRJ, alunos da Graduação e da Pós-graduação desta IES e pesquisadores de outras instituições que colaboram nas suas múltiplas atividades. Sua filosofia de trabalho está fundamentada em três princípios: equipe, integração ensino/pesquisa e interdisciplinaridade.

Suas ações são sempre pensadas, organizadas e realizadas em conjunto. Busca-se estimular seus membros a planejarem, organizarem e executarem atividades que resultem num crescimento acadêmico, calcado no diálogo, respeito, eficácia e responsabilidade. Assim, conseguimos até hoje garantir para o LHIA uma atuação dinâmica e bastante positiva de ensino, pesquisa, extensão e divulgação da História Antiga Clássica no Brasil.

Abaixo, encontra-se esquematizada a dinâmica das atividades desenvolvidas pelo LHIA: